Montar um provedor de internet:
passo a passo com tudo que você precisa saber

Confira o passo a passo para montar um provedor de internet sem dificuldades e aproveite para ter sucesso nesse mercado que está em constante crescimento!

  1. Você pode abrir um provedor de serviços de internet?
    • Primeiros passos para abrir um provedor de internet
    • Escolha do método de conexão
  2. Análise da região geográfica para montar provedor de internet
  3. Obter as licenças necessárias e conferir a tributação adequada
  4. Montar um projeto de rede para provedores de internet
    • Estudo de campo
    • Representação visual da sua estrutura de rede
    • Equipamentos e infraestrutura necessária
    • Documentação do projeto sempre atualizada
    • Implementação eficiente do projeto de rede
    • Principais cuidados para montar um projeto de rede
    • Como uma empresa especialista em gerenciamento de redes pode te ajudar?
  5. Recrutamento de colaboradores competentes e organização do trabalho
  6. Compra dos equipamentos para provedor de internet: entenda quais são os principais
    • A importância de investir em equipamentos de alta qualidade
  7. Conte com a Gerenciatec

Compartilhar:

As empresas que vendem internet, ISPs, podem ser bem lucrativas. Por isso, montar um provedor de internet é o sonho de muitos aspirantes a empreendedores. Os provedores de serviços de internet são empresas que vendem conectividade à internet, permitindo que milhares de pessoas tenham acesso à rede e suas vidas facilitadas.

Esse mercado está crescendo cada vez mais. De acordo com a Anatel, entre setembro de 2020 e setembro de 2021, o salto foi de 35,6 para 39,6 milhões de acessos. Veja mais alguns importantes dados que indicam o crescimento do setor de provedores de internet:

De acordo com os dados da Anatel, o mercado de provedores de internet praticamente dobrou de tamanho desde 2018. Em 2021, há mais de 18 mil provedores de internet no Brasil;

De acordo com a Hibou e dados da Índico, em uma entrevista com 2,4 mil pessoas, 60% dos brasileiros trabalham de casa no momento, dos quais 40% usam ferramentas de videoconferência e redes sociais para isso. Isso mostra a indispensabilidade da internet;

De acordo com os dados divulgados pela TIC Provedores, a disponibilidade da fibra óptica no Brasil cresceu e alcançou 91% dos provedores de acesso à internet no Brasil em 2021.

Esses e outros tantos dados que temos disponíveis hoje comprovam que esse mercado oferece oportunidades de expansão para provedores de internet. Há em todos os cantos pessoas e empresas que dependem da internet para o dia a dia. Nesse sentido, ao passo que o consumidor está acompanhando a modernização, principalmente em relação à fibra óptica, possibilidades de parcerias com outros serviços e de oferecimento de recursos tecnológicos estão levando os provedores de internet a um novo nível de demanda.

Mesmo que existam muitas empresas que fornecem internet nos dias atuais, é comum encontrarmos pessoas com reclamações infinitas sobre os serviços prestados. Baixo desempenho, quedas frequentes, velocidade lenta e erro de rede são alguns dos principais problemas que diariamente são enfrentados pelo consumidor. Por isso, investir nesse setor e em oferecer um serviço de maior qualidade e mais flexível, principalmente para pequenos provedores de internet, é a oportunidade de se destacar e lucrar muito.

Essa realidade do mercado de pequenos provedores de internet interessa para você? Entretanto, você tem dificuldade para saber o que fazer e como começar na área? Podemos te ajudar! Tudo que você precisa fazer é continuar a leitura e conferir o passo a passo que preparamos especialmente para você ingressar no mercado como um ISP.

Boa leitura!